Total de visualizações de página

domingo, 17 de julho de 2011

Difícil decisão

Marianna pensava que ia ter paz e sossego para colocar as ideias no lugar, mas ela estava redondamente enganada. Os acontecimentos que se desenrolaram naquelas fatídicas férias,  proporcionaram um sentimento de impotência em Marianna.

Marianna embarcou na Rodoviária de Belo Horizonte, junto com o filho Bruce e a irmã Regina, rumo à Caravelas no Sul do Estado da Bahia. Mas Caravelas não era o "ponto final" daquela viagem. Era necessário ainda 'tomar' outro ônibus para o Distrito de Ponta de Areia, onde residia a avó materna das irmãs. 


Ponta de Areia parecia um vilarejo esquecido no mapa. Apenas algumas casas em estilo francês, remetiam ao passado glorioso da Vila que um dia foi "Ponto final da Bahia-Minas" imortalizada na música de Milton Nascimento, que Marianna adorava ouvir na Voz de Elis Regina.

"Ponta de areia ponto final
Da Bahia-Minas estrada natural
Que ligava Minas ao porto ao mar
Caminho de ferro mandaram arrancar
Velho maquinista com seu boné
Lembra do povo alegre que vinha cortejar
Maria fumaça não canta mais
Para moças flores janelas e quintais
Na praça vazia um grito um oi
Casas esquecidas viúvas nos portais"


A avó de Marianna era uma dessas viúvas que ficava na janela. Apesar de ter mais de oitenta anos e ser cega.  Houve um tempo em que Dona Maria conhecia as pessoas que passava pela rua, apenas ouvindo o som dos passos. Mas a idade avançada, fazia Marianna pensar que essa seria a última vez que veria a avó com vida. Bruce que iria completar três anos, se recusou em chegar perto da velha bisavó. 

Apesar da mãe sempre negar que o nome da irmã era uma homenagem a Elis Regina, Marianna sempre pensou o contrário. Agora ela estava em Ponta de Areia, acompanhada da irmã Regina que estava grávida e do Filho Bruce que não parava de chorar. Também com um calor de mais de quarenta graus, era de se esperar que o pequeno estranhasse.

Marianna que adorava tirar fotos, não conseguiu tirar uma só que prestasse. Regina não queria aparecer em nenhuma, apesar da gravidez estar no início, tinha medo que alguém visse as fotos e desconfiasse. Bruce chorava sem parar e só queria ficar no colo.

Na praça de Ponta de Areia debaixo de uma árvore muito antiga, que muitos diziam ser mal assombrada, Marianna e Regina conversavam:


- Marianna você vai me ajudar, não vai?

- Você quer que eu te ajude a contar pra nossa mãe, que você está grávida?

- De jeito nenhum.

- Então...

- Eu não posso ter esse bebê. Eu preciso tirar ele de dentro de mim o mais rápido possível.

- Olha Regina estamos no ano de 2004. Existe camisinha, pílula anticoncepcional, pílula do dia seguinte e mesmo assim você engravidou. E se você tivesse pegado Aids?

- Credo, vira essa boca pra lá.

- Mas poderia ter acontecido ou até mesmo uma sífilis, gonorréia e outras tantas doenças. Você tem que virar pro pai do seu filho e pedir para ele te ajudar isso sim!

- Ele vai me ajudar. Ele falou que vai me dar dinheiro para fazer o aborto.


- Então ele que arrume alguém. Eu não posso compactuar com uma monstrualidade dessas.

- Se você não me ajudar, eu posso cair na mão de um açougueiro e morrer. Então você vai ficar com remorsos o resto da vida.

- Na hora que vocês gozaram eu estava lá?

- Por favor, não fale assim. Pediu Regina com os olhos marejados.

- O que faz você pensar, que eu conheço alguém que faz isso?

- Você conhece tanta gente. Você é independente, separou do marido e não voltou para a casa da mãe, como fazem tantas mulheres. Eu nunca quis ser mãe eu nem tenho jeito para isso. E o pior de tudo: eu nem trabalho!

- Qualquer argumento que você disser, não vai me comover, pense no seu filho! Ele é apenas uma sementinha dentro de você, mas seu coraçãozinho já bate!

- Se você não me ajudar. Eu me mato...


21 comentários:

  1. É uma sucessão de eventos que conta a história de Mariana e outros personagens. Só que este episódio deixa bem claro a questão polêmica que é o aborto.

    ResponderExcluir
  2. Querida amigo, quero deixar a minha mais sincera constatação do seu crescimento literário. A cada texto que você escreve - continuação da história da Marianna - você demonstra maior dinâmica e desembaraço narrativo e maior aprimoramento no seu estilo literário de um modo geral. Eu senti que neste texto você já deixa bem claro um amadurecimento muito positivo em sua escrita. Muito bacana!!

    ResponderExcluir
  3. Marianna é muito andarilha

    não sssega a *&¨%¨% em lugar nenhum

    se ela se aquietasse um pouco

    talvez a sua vida também ficasse mais calma.

    ResponderExcluir
  4. Peguei o bonde andando, fiquei meio perdida, vou ler o blog com calma. Gostei da forma como escreve, vou voltar!

    ResponderExcluir
  5. CARA... ISSO SIM É ALGO QUE EU JÁ VIVENCIEI NA CARNE E NÃO DESEJO QUE NEM O MEU PIOR INIMIGO COMPACTUE COM ISSO: COMETER UM ABORTO.
    PASSEI POR UMA SITUAÇÃO DESSAS EM 2008 E FOI TERRÍVEL. MAS VAMOS VER O DESENROLAR DESSA TRAMA EM QUE A MARIANA ESTÁ ENVOLVIDA.

    TEM UM SELO PARA VOCÊ LÁ NO MEU BLOG. PASSA LÁ PRA BUSCAR. E NÃO É UM PEDIDO: É UMA ORDEM!


    http://thebigdogtales.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Agora Marianna escolhe se quem morre é a mãe ou o filho da mãe, mas se a marianna não ajuda a matar o filho da mãe ele morre de qualquer jeito, porque a mãe ameaça tirar a própria vida e, por consequência, a do filho que Marianna não quer ajudar a matar.
    Vixi! Sujô, Marianna!

    ResponderExcluir
  7. realmente é muito legal..
    õ jeito que vc continua sua historia.
    Mais seria um comto ou uma historia?
    kisu

    ResponderExcluir
  8. Complicado, porém comum, ter que responder ou solucionar os problemas dos outros, por mais que os nossos pareçam grandes. Com Marianna não seria diferente, né? Cada vez que ela pensa poder descansar, uma bomba estoura em suas mãos.

    E concordo com o Alex aqui em cima! Cada vez melhor e a cada capítulo fico eu esperando afoita pelo próximo.

    Beijo, Bia!

    ResponderExcluir
  9. Legal, gostei.

    Só um comentário: sou contra o aborto

    Visite o http://ocadaverpoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Pobre Mariana, que situação difícil! É realmente duro ser verdadeiro, mais ela por amar sua irmã está usando de toda sinceridade que a verdade lhe concede pra fazer sua irmã entender que não vai ser por meio de um aborto que ela vai resolver as coisas, muito pelo contrário, é um ato de covardia e maldade sem fim. Eu acredito que Mariana vai convencer a irmã do absurdo que ela quer praticar. Aguardemos os próximos acontecimentos. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Com este link, não sabes quem eu sou, mas neste blogue não quis usar o outro, aquele do barão austríaco também conhecido por Von. Apesar de tudo sou discreto e não era muito aconselhavel aparecer aqui com o outro, o do pervertido barão austríaco que só pensa em sexo, ou então quis dar-te a conhecer a minha outra faceta, a do cidadão comum.
    Assim, e agora que penso estar identificado, quero deixar-te um beijinho e dizer-te que gostei desta história. De facto adoro a tua forma de escrever.
    Obrigado, Bia, pelo comentário.
    :)))

    ResponderExcluir
  12. Uma situação complicada e trágica, só que ironicamente passamos por situações assim de pura angustia. Marianna está numa sinuca de bico, mas assim é a vida adulta.

    ResponderExcluir
  13. Sei lá, seus contos sempre me transportam pra outro lugar, é como se eu estivesse lá, olhando tudo de fora, olhando tudo e entendendo mesmo sem entender.

    Lindo.

    ResponderExcluir
  14. Chantagenzinha barata.... que tenso... Que menina baixa.

    ResponderExcluir
  15. Li um pedaço,mais me peguei perdido..me atualiza?!!?este blog e uma novela?um livro?quando começou...quero ler tudoooo!

    ResponderExcluir
  16. E como tomar uma decisão destas?!
    Não gostaria de ter uma responsabilidade destas em minhas mãos...
    Torço para que a solução seja a menos trágica possível...

    ;D

    ResponderExcluir
  17. Oi Bia!

    Essa é uma situação clássica nas histórias, principalmente em novelas, mas que sempre posiciona as personagens envolvidas em uma difícil situação. Fato é que sou totalmente contra o aborto e espero que Marianna consiga convencer a irmã a desistir dessa prática tão nociva para a mãe, a futura criança e também para o pai.

    A história está cada vez melhor e não vejo a hora de saber o que vai acontecer !

    Abraços Flávio.
    http://www.shitnessbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ainda não conheço a saga de Mariana, li somente esse post, mas pretendo voltar para conhecer mais. Contudo, não gostei muito da reação dela diante da angustia de REgina, nem de seus argumentos para não ajuda-la. Vamos ver no que essa historia vai dar.
    http://alma-feminina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. TEM UM TEXTO INTERESSANTE LÁ NO MEU BLOG. PASSE LÁ. ABRAÇOS.

    http://thebigdogtales.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Essa árvore é um salgueiro chorão?
    Aborto é tão complicado. Um assunto
    delicado. Alguns acreditam que o bebê
    só tem terá uma alma quando nascer, outros
    dizem que a alma entra no corpo na hora da
    fecundação. Outros não acreditam em
    alma.

    ResponderExcluir