Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de março de 2011

A cidade de Pedra

Marianna chegou em Três corações e de lá pegaria um ônibus até São Thomé das Letras. No entanto assim que chegou na rodoviária o último ônibus já havia partido, o próximo só no dia seguinte pela manhã. Não lhe seduzia a ideia de pernoitar em Três Corações. A sua única opção seria pegar um táxi e assim o fez. Combinou com o taxista um preço fechado, sem que fosse necessário ligar o taxímetro. Aproximadamente 50 km separam as duas cidades que naquele ano de 2002 era feito por uma estrada de terra (hoje este mesmo trecho já se encontra asfaltado). Marianna reparava na paisagem, deslumbrada com o que via. Várias montanhas brancas se destacavam das demais.


- Por que as montanhas são brancas? Perguntou Marianna ao taxista.

- Isso é uma pedra que é muito usada em revestimentos de piscinas e casas, ela ganhou o nome de Pedra São Thomé, por causa da cidade. Essa pedra só existe aqui. É a primeira vez que você vem aqui? Perguntou o taxista.

- Sim, estou de férias. E qual a principal renda da cidade, as pessoas vivem de quê?

- A maioria do povo vive da pedra, direta ou indiretamente. Mas o comércio e o turismo também trazem sua parcela de contribuição para a cidade. Você acredita que o prefeito mandou construir um espaço para o pouso de disco voador?

- Você está brincando? Que loucura!

- Tudo para atrair visitantes. Existem várias lendas que cercam São Thomé das Letras. Assim que você chegar na cidade. Compre um guia que é vendido nas lojinhas, vai te ajudar muito.

- Valeu pela dica.

O táxi subiu uma ladeira enorme e logo surgiu um calçamento todo feito de pedra. São Thomé das Letras também é conhecida como Cidade de Pedra. Muitas casas são construídas com a pedra extraída nas pedreiras e empilhadas uma a uma, sem qualquer tipo de argamassa. Construções que intrigam vários engenheiros. 


O taxista deixou Marianna, na porta da Pousada Serra Branca e partiu. Marianna entrou e foi conduzida a um quarto grande com cama de casal, logo após preencher a ficha de hóspedes na recepção.  Marianna desfez a mochila, colocando cuidadosamente suas roupas no armário. Tomou um banho demorado e ao invés de descansar da viagem resolveu percorrer a cidade, carregando consigo uma velha máquina fotográfica, que para funcionar era necessário colocar um rolo de filme.

Observou as pessoas que andavam sem pressa pela cidade: crianças brincando sossegadas. Adultos andando sem pressa, com um sorriso nos lábios e hippies, muitos hippies cabeludos vendendo artesanato nas ruas. Seguindo o conselho do taxista, Marianna comprou um pequeno guia turístico da cidade. Nele Marianna descobriu que São Thomé das Letras é a quarta cidade mais alta do Brasil, localizada a 1444 metros acima do nível do mar. Para muitos místicos, é considerada uma das sete cidades escolhidas para abrigar uma nova civilização, depois do fim do mundo. Muitas lendas envolvem essa cidade: Várias pessoas afirmam ter vistos objetos voadores não identificados. São Thomé das letras possui uma energia incrível. Até os mais céticos sentem algo diferente, quando visitam esse lugar. Marianna conheceu a igreja de Nossa Senhora do Rosário, também conhecida como a igreja de Pedra, que foi construída pelos escravos no século XVIII.


Verificou também que existem mais de doze cachoeiras. Como estava a pé, Marianna teria que andar aproximadamente três e dois quilômetros e meio para conhecer respectivamente a Cachoeira Eubiose e o Vale das borboletas.

Na praça da igreja Matriz, é possível encontrar guias mirins que levam os visitantes para conhecer os principais pontos turísticos da cidade. O que mais chamou a atenção de Marianna foi a Pedra da Bruxa: uma linda e misteriosa formação rochosa que, vista de perfil, lembra a silhueta da face de uma bruxa. 



Olhando no mapa e perguntando, para ter certeza de que estava indo para o lugar certo Marianna foi até lá. No inicio teve dificuldade em subir na pedra, porém todo seu esforço foi recompensado com o que viu: Uma vista linda do alto da cidade, um mar de montanhas até onde a vista podia alcançar, Marianna teria que voltar ali para ver o pôr-do-sol.

Uma construção chamou a atenção de Marianna. Uma pequena residência isolada no meio das montanhas com uma placa chamada "ONG Brilho de Luz". Como o portão estava aberto Marianna entrou:


- Ô de casa! Tem alguém aí? Perguntou Marianna.

Um pequeno cachorro recebeu Marianna, que se abaixou para afagá-lo. Quando levantou a cabeça se deparou com um hippie, loiro, cabelos longos, barba por fazer, usando uma sandália de couro e roupas coloridas.

- Seja bem vinda a ONG Brilho de Luz. Falou o rapaz.

- Desculpa se eu entrei, mas é que o portão estava aberto. Eu acabei de chegar na cidade. Respondeu Marianna.

- Muito prazer. Meu nome é Elias. E o seu?

- Eu me chamo Marianna. 

Elias mostrou toda ONG para Marianna: era apenas uma pequena construção simples de dois andares. Nesse lugar eram dadas aulas para crianças que reaproveitavam material reciclado para confeccionar vários artesanatos. Voltada para a preservação da cidade, havia campanhas para recolher o lixo que alguns turistas insistiam em deixar no chão. Marianna pediu que Elias tirasse algumas fotos dela, o que ele fez com todo o prazer.

- Muito Obrigada Elias. Eu vou descer, cheguei de viagem e nem descansei.

- Você viajou sozinha?

- Sim. E não conheço ninguém.

- Agora você me conhece. Venha de noite no "Bar do Dois", tomar um "choconhaque" e ouvir um reggae. Eu vou te apresentar vários amigos meus.

- Esse tal de "choconhaque" eu quero provar, mas reggae não é muito minha praia. Sou mais um bom e velho "Rock and Roll".

- Abra sua mente Marianna, você está em São Thomé das Letras. Aqui nós ouvimos de tudo um pouco.  Aposto que você nunca ouviu Bob Marley!


- Ainda não estou sintonizada nessa 'energia' mas venho sim. Até mais e valeu.

Marianna desceu a rua e foi para a Pousada descansar...



56 comentários:

  1. Ela entrou num ritmo mais alternativo e ótimo para esta nova fase dela.
    Que cidade bonita!
    Tomara que ela se reencontre melhor por aí!

    ;D

    ResponderExcluir
  2. Essa viagem pelo visto fará muito bem a Marianna! Viajar sozinha e já fazendo amizades etc! Tudo que eu preciso hoje! rsrs...

    Boa semana, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Deu mesmo vontade de conhecer São Thomé, e suas pedras... Mariana é destemida demais. viajou sozinha, pegou o táxi a noite sozinha... bem corajosa.

    Gostei do post.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Puxa, vc colocou a personagem num cenário tão lindo hein... São Thomé das Letras e todas as cidades que ficam nas montanhas mineiras são lindas... Tô gostando da estória e do rumo que ela está tomando.


    Atualizei, passa lá depois.

    ResponderExcluir
  5. deve ser maravilhosa essa cidade de pedra!

    ResponderExcluir
  6. A cidade parece realmente bela...E o choconhaque eu fiquei com vontade de experimentar rsrs.

    ótimo texto.

    Um beijo, M!sunderstood

    ResponderExcluir
  7. Muuuuuito bom a forma em que voce relatou o post, a cidade realmente parece ser muito bom.
    Parabéns pelo blog :D

    http://hell-boyy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Que chique essa fuga meio TELMA & LOUISE, essa cidade e o choconhaque e o Bob Marley e o rapaz da ONG, há!

    Cinematográfico.

    Você vem criando um mundo bem particular, um tempo, um espaço próprios... l'art...

    Adorável!

    F.

    ResponderExcluir
  9. espero que nenhum disco voador abduza a marianna...queremos continuar seguindo a história. faz mais sucesso que novela da globo em Ogroland.

    ResponderExcluir
  10. to amando
    :D
    http://bebellima7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. BOOOOOOOOOOOB MARLEEEEEEEEY MANOLLOOOOOOOOOOO!

    ResponderExcluir
  12. Poxa, muito bela a cidade!
    Realmente muito boa a post.
    abraçs.

    ResponderExcluir
  13. Adorei, eh meio 'se jogue sem medo e viva a vida' x) adorei mesmo, vou seguir. Visite qndo puder, pretendo voltar para ler mais, x)

    http://atosfalhosid.blogspot.com/

    beijos e abraços

    ResponderExcluir
  14. Parece ser muito bonita a cidade^^

    http://geiciblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Que cidade interessante. Não sabia da existência. Até o nome da cidade me chamou a atenção. Deve ser um lugar realmente incrível. Marianna sabe como aproveitar a vida. E não traiu o Rock. Gostei disso.

    ResponderExcluir
  16. bob marley é rei \o/
    a cidade é bonita


    http://bajseries.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. parabéns pelo blog

    www.novaquahog.com

    ResponderExcluir
  18. Cara, a cidade parece ser bem bonita mesmo, eu tenho interesse em fotógrafica, quem sabe um dia, não dou uma volta por ai?
    (quem sabe não fotográfo um disco voador) :D
    Belo blog!

    ResponderExcluir
  19. uhul bob marley \o/ a cidade deve ser msm bonita

    ResponderExcluir
  20. Muito bom o fato de usar uma personagem para descrever uma cidade, com suas belezas e mitos. Deixou de ser uma leitura chata (o roteiro da cidade) para uma história interessante, gostosa de ler, que informa tanto quanto o roteiro turístico. Parabéns

    ResponderExcluir
  21. Muito boa a criatividade de mostrar que o eu-lírico é uma cidade de pedra.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  22. Adorei a cidade!!! Deu vontade de passar por lá tb!!! Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Me apaixonei pela cidade, texto muito criativo.

    Abraço
    Lucyano
    http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Deve ser muito bão!
    [demorei pra comenta pq o texto é grande rsrs]
    http://xuberequetetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Você escreve maravilhosamente bem. Narrativa envolvente, cativante! Muito bom, muito bom.

    Quero saber mais sobre Marianna, oras!

    E que cidade linda! Fiquei com aquelea vontade de conhecê-la. Viajar é comigo, mesmo. Taí um roteiro turístico que vale a pena seguir.

    Parabéns!

    Forte abraço,

    Fernando Piovezam
    seuanonimo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Ótimo post, gostei muito do seu jeito de escrever.
    Apesar de gostar de um estilo mais frenético, a calmaria textual faz um bem danado.

    Beijos e sucesso no blog <3

    ResponderExcluir
  27. Gostei *-*
    Uma 'viagem' XD
    Mas alguém que nunca tenha ouvido Bob Marley... É QUASE IMPOSSÍVEL. xD
    O texto é muito gostoso de ser lido... *-*

    ResponderExcluir
  28. adorei as fotos q vc postou... o lugar deve ser lindo mesmo!!!

    ResponderExcluir
  29. Oi Bia Santos!
    Adorei a ´história, e como Mariana continuou sua viajen?
    Esse choconhaque deve ser bom demais!
    Bjs!
    Dorinha.
    http://dorinnha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. interessante essa forma de divulgar a cidade.

    parabéns.

    http://manuscritoperdido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. marina...fez a gente conhecer um pouco dessa cidade....gostei do texto...continua a storia de marina e ainda por cima fazemos um tur pela cidade...

    ResponderExcluir
  32. Fantástico, não só uma maneira de mostrar a história de um outro lugar, como aprender nessa aventura da Marianna!

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. cara enquanto são tomé é a terra das pedras bonitas e branquinhas
    natal tá virando a terra das "peda" de crack
    =/

    queria ter a coragem de marianna e ir pra outra cidade
    *-*

    ResponderExcluir
  34. dale bob marley

    http://bajseries.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Bélissima cidade. E ao som de Bob Marley melhor ainda. haha'

    http://boomnaweb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Que ela se encontre, nesse novo lugar.

    ResponderExcluir
  37. Que legal este lugar, eu não conheço praticamente NADA :(
    Adorei o blog, estou seguindo

    www.adm-negocios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Muito legal, fiquei com vontade de conhecer a cidade. Bjs

    ResponderExcluir
  39. Dei logo uma olhadinha no post anterior pra saber o porque da viagem de Mariana, muito legal a sua história até agora e essa cidade parece um encanto.

    Até mais,

    ResponderExcluir
  40. legal seu blog.
    Estou seguindo.

    Comenta e segue o meu?
    www.slayerbrasil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. A história de Marianna também é um ótimo guia de turismo... as informações estão muito espalhadas e descritas durante o texto. Valeu.

    ResponderExcluir
  42. Após muito tempo sem visitar os blogs que eu sigo estou de volta. Continuarei lendo a história à partir do lugar em que parei. Gosto da maneira que escreve. Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  43. São Tomé é linda...achei legal o lance das imagens e fiquei me perguntando se vc tava viajando ou se colou de algum lugar...

    a historia ta me prendendo....aguardo mais !

    http://universovonserran.blogspot.com/ - Coração verde e amarelo

    me visita...atualizei

    ResponderExcluir
  44. Bonitas palavras, bonitas imagens.
    Beleza realmente é o forte daqui.

    Se der da mais uma passadinha lá.

    http://ocadaverpoetico.blogspot.com/2011/03/na-companhia-de-mim-mesmo-capitulo-3.html

    ResponderExcluir
  45. Gosteei do textoo,
    e no finalzinhoo,
    BOB MARLEEEEY ! ♫♪

    ResponderExcluir
  46. Mais uma aula de geografia, a cada texto que passa fica mais interessante nada melhor para terminar o seu texto com Bob Marley, não vejo a hora de ler as indicações de um metal pesado.

    ResponderExcluir
  47. too viciando no seu blog rs

    http://thaa03.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  48. Estive afastada e estou agora retomando a tua história.
    Você conseguiu reportar o leitor pro lugar; me fez sentir todo o clima de mudança, tanto ambiental quanto situacional. Certamente vida nova pra Mariana.
    Lendo os demais...

    ResponderExcluir
  49. Que cidade mais linda, parace as aldeias daqui de Portugal...rs
    ADOREI...


    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  50. Gostei do texto bem interessante!
    muito bonita as imagens, parabéns XD

    http://curiosochiko.blogspot.com/

    ResponderExcluir