Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Mudanças à vista

Marianna ouvia "Até quando esperar" da Plebe Rude e pensava: Com tanta riqueza por aí, onde estará minha fração?


Dos três filhos, Marianna era a que mais se parecia com o pai: a mesma testa, o mesmo nariz. Herdara do pai também o gosto pela leitura. Desde os dez anos devorava livros. Era uma verdadeira 'rata' de biblioteca. Os olhos verdes eram herança da avó paterna que falecera antes de Marianna nascer. Os olhos verdes contrastavam com a pele morena, que fazia com que Marianna chamasse sempre toda a atenção para si, onde quer que estivesse.

Um dia o pai resolveu lhe dar um empurrão e inscreveu Marianna em um Concurso Público para a Companhia Brasileira de Trens Urbanos. O pai pagou a taxa e foi com Marianna até o local da prova. Como Marianna não tirou um centavo do bolso, não fez esforço algum para passar. Não estudou nada e não passou.  É típico do ser humano, dar valor somente as coisas que conquista com seu próprio esforço.

Assim por vontade própria, Marianna resolveu tempos depois de inscrever em outro concurso. Dessa vez o pai não poderia ajudá-la, pois estava sem dinheiro e os recursos eram escassos naquele ano de 1998.

Marianna tinha acabado de sair da empresa onde trabalhou por apenas três meses. Com o dinheiro do acerto, pagou para a mãe algumas contas de água e luz que estavam atrasadas e partiu para os Correios, pois era lá que estavam sendo feitas as inscrições para o Concurso que ela desejava fazer.



Na porta dos Correios resolveu ligar para casa. Do orelhão Marianna torcia para a mãe atender.

- Alô. Falou a mãe do outro lado da linha.

- Mãe, sou eu Marianna.

- Fala logo que eu estou atrasada.

- Estou aqui na porta dos Correios e resolvi te ligar por que não sei se faço a inscrição para este concurso ou se compro um par de sapatos?

- Em primeiro lugar: É melhor você comprar o par de sapatos Marianna, porque você está precisando. Em segundo lugar: Você não vai passar mesmo, então não jogue dinheiro fora.

E desligou o telefone.

Marianna se segurou para conter as lágrimas. A voz da mãe ficou ecoando em sua cabeça:

- "Você não vai passar mesmo!"

- "Você não vai passar mesmo!"

- "Você não vai passar mesmo!"

Mas a mãe estava enganada. Decidida Marianna entrou nos Correios e fez a inscrição. Pegou o Edital com o conteúdo programático,  saiu dali e foi para a biblioteca pública estudar. Estudou até a exaustão. Estudou horas e horas todos os dias, até dormir em cima dos livros.

Na véspera do dia da prova, Marianna foi a uma festa de aniversário de um ano, da filha do seu vizinho. Como ia acordar cedo, resolveu não beber muito: Apenas um copo de cerveja, outro de vinho, meia dose de vodka, um pouco de conhaque e experimentou até uma pinga da roça que diziam ser muito boa. Resultado: Marianna, por volta das vinte e três horas, subiu os três degraus da entrada de sua casa engatinhando, literalmente. Levantou-se às cinco horas da manhã com uma ressaca terrível e um gosto de cabo de guarda-chuva na boca. Fez um café forte, bebeu, tomou um banho e saiu.


Seu futuro dependia muito daquela prova...

41 comentários:

  1. Chamou-me a atenção a beleza de Marianna e a forma como a mãe a trata... será que Marianna costuma tratar as pessoas ao seu redor de modo semelhante?


    Beijos!

    F.

    ResponderExcluir
  2. Gisuis!
    Quando Mariana resolve beber só um pouquinho é isso que ela bebe??? Medo de MArianna querendo encher a cara!!! Deve ser um tufão!

    ResponderExcluir
  3. Agora fiquei curioso o_o Provas realmente mexem com o emocional da gente, a gente quer provar que pode, que consegue. Ainda bem que os concursos que fiz até hoje deram certo e por enquanto eu estou tranquilo quanto a isso... quero ver o resultado da Marianna.

    Abraço! ;)

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lindo seu texto parabens

    http://descansandoamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Pulxa vida, muito bom... Vc escreve realmente bem!
    Continua?
    Beejo
    =*

    ResponderExcluir
  6. as pessoas normalmente quando dizem que você não pode fazer algo é exatamente o que a pessoa faz.

    ResponderExcluir
  7. A Marianna deve ser linda!

    Logo quando li o trecho em que a mãe dela fala que ela não vai passar na prova, eu lembrei do que o Will Smith fala pro filho dele naquele filme "A Procura da Felicidade": Nunca deixem te dizer que você não pode!
    Algo assim!

    E nossa, ela funciona bem de ressaca? Esperando pela continuação? *-*

    ResponderExcluir
  8. Seguiiindo, beelo bloog
    segue o meu ae
    http://misteraraujo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ótimo texto! Seu blog ta de parabéns!

    ResponderExcluir
  10. E talvez dessa vez, mesmo após o porre, ela passe por causa do desafio velado nas palavras da mãe... Nessas horas a gente funciona bem até demais!

    ResponderExcluir
  11. adorei *-*
    www.mundoablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Deveras interessante, espero continuar acompanhado a saga dessa protagonista real.

    ResponderExcluir
  13. amo essa musica do Plebe Rude, apesar de não ouvi-la muito!
    Mas que mãe desnaturada =S
    nem da uma força pra mariana!
    *raiva

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Nossa, essa mulher é o típico universitário brasileiro. Porva amanhã, vamos encher a cara aqui. rsrsr


    acompanhando. Boa hitória.

    http://janioquadrosnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Quando é que sai o resultado do concurso? Tô curiosa!
    Textos que envolvem na leitura prazerosa. Parabéns ;)

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o texto!!! Vc envolve mesmo o leitor nas palavras e ele é muito bem narrado...! Parabéns!

    Gostei da Mariana, e ela parece ser mesmo LINDA. E torço para que ela seja do mesmo jeito que a mãe, na forma de tratamento!

    E ótima escolha da mpúsica do Plebe Rude!

    Abrs,

    ResponderExcluir
  17. Perdi alguns capítulos dessa história... E relendo, realmente é incrível como vc não perde o fio da meada, e aos poucos constrói um livro, e continuo a me perguntar se ele não seria uma autobiografia...hehehehehehe

    ResponderExcluir
  18. muito legal o blog, e os posts são mt bons.
    continue assim;

    ResponderExcluir
  19. Muito bom. Dava para vc escrever um livro.

    Retribua a visita e o comentário em:

    http://oiadolescentes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Marianna que bebe, hein?
    Mais uma ótima parte dessa história!
    Parabéns!


    :)

    ResponderExcluir
  21. Pooo que maezinha da onça.
    Coitada da menina mas tenho que apesar do gosto de guarda chuva da ressaca, tenho certeza que ela vai passar. Ela teve se preparou. Torço por ela

    ResponderExcluir
  22. Nossa. HUHAUA
    que tenso. (:

    gostei gostei! ;D

    te seguindo, me segue tmb? ;*

    ResponderExcluir
  23. Texto muito bem escrito
    parabéns pelo blog
    abraços
    e
    se
    poder:
    www.furdunconosemaforo.com.br

    ResponderExcluir
  24. Adorei o "apoio" que a mãe deu


    ----------------------------------------------
    http://xiclique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oi linda, obrigada pela visita, já estou seguindo, estarei sempre por aqui, adorei seu blog, me segue também,,,,beijos

    www.diariorapunzel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Adorei o blog

    e o texto muito bom

    Bjukis da Prima Donna

    Obs: eu tbm nao gosto dos coloridus ;)

    ResponderExcluir
  27. Essa história parece ser baseada em fatos reais.
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  28. Agora eu li... Bom ta boa a história parece ser real e ela não bebeu pouco... Bebeu muito fazer uma mistura é algo foda já me aconteceu...
    Continue assim !

    ResponderExcluir
  29. Aliou o texto com a canção de uma maneira bem interessante.
    A Mariana é uma pessoa do bem, então precisa parar com o álcool. Fato!
    Fiz o primeiro podcast no meu blog, se puder dar uma conferida, agradeço.
    Até mais,
    William
    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir
  30. O alcool é um problema serio. Nesse texto também a importancia de se livrar dele fica bem nitida. A Mariana é uma pessoa do bem. Bom texto. Tenha um otimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  31. lindo texto :)

    http://freeto-fly.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Ainda bem que o resultado do concurso foi o que deu-se no outro capítulo! Achei que com o acontecido neste soou a uma boa vingança!

    ;D

    ResponderExcluir
  33. Agora sim..ontem eu me antecipei e li o resultado....agora vi todo desfecho que antecedeu a prova..mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  34. como marianna se apega em grandes bandas

    agora entendi q os blogs seguem uma sequencia

    dãããã~

    http://filosofossuicidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  35. Eu faria a mesma coisa que ela...
    É mole? Que idéia da mãe dela!

    ResponderExcluir
  36. Aeeeeeh! Concurso público RULEEEEZ! Sempre pensei assim =D
    E de novo eu me vendo na Marianna.... tô com meus 18 aninhos novinhos em folha e já com dois concursos pra esse mês e o próximo. Eu deveria ter feito como ela, me "trancado" na biblioteca... estudar em casa é embaçado, rsrs..
    E a mãe dela sempre me surpreendendo... credo, que mulhar desestimulante! Ao menos nisso não me identifiquei nadinha.

    "Apenas um copo de cerveja, outro de vinho, meia dose de vodka, um pouco de conhaque e experimentou até uma pinga da roça que diziam ser muito boa" HASUASHASSHASHASHASUHSA' "apenas"... "apenas"...

    ResponderExcluir